A litoterapia, que é o mesmo que dizer a terapia através das pedras, cristais e minerais, é uma disciplina que se serve das propriedades vibratórias das pedras para prevenir, acalmar e curar doenças, tanto físicas como psíquicas.
Não é uma disciplina recente. Utilizada há milhares de anos na Índia e na China, podemos encontrar numerosos vestígios da terapia através das pedras ao longo da história.
De uma maneira geral, todos nós procuramos ter cuidado com a nossa saúde. E são cada vez mais os que buscam abordagens naturais que consideram o nosso corpo na sua globalidade.
Mesmo existindo um certo ceticismo por parte dos grupos científicos em relação aos benefícios da litoterapia, não restam dúvidas que este tipo de terapia atrai cada vez mais pessoas. Não só simples curiosos, como também verdadeiros entusiastas convencidos que as pedras e os cristais são capazes de curar os seus males.
A litoterapia é uma abordagem completa, que parte do princípio que em todas as coisas, e não apenas no nosso corpo físico, existe um campo eletromagnético complexo, uma energia refinada, mas poderosa, que nos envolve e com a qual interagimos. O nosso corpo contém minerais orgânicos que são sensíveis a este ambiente.
As pedras e os cristais são um verdadeiro presente, o fruto das entranhas da Terra. Podem ter levado milhões de anos a formar-se lentamente, a crescer, a colorir, a equilibrar-se num todo perfeito. Cada pedra ou cristal tem uma composição química única, uma cor e uma estrutura interna que lhe confere uma energia vibratória capaz de aliviar uma desordem específica do corpo ou da mente.
A litoterapia é assim a aliança subtil e refinada entre pedras, cristais, minerais e o corpo, numa dinâmica espiritual e numa verdadeira abordagem de tratamento.
Provavelmente, está curioso sobre o que um praticante de litoterapia pode aportar às pessoas que o consultam.
Como profissional, conhece as diferentes categorias de cristais, pedras e minerais, a sua origem e as suas propriedades energéticas. Além disso, sabe como identificar os desequilíbrios que as pessoas podem sentir, e como associar uma pedra a essa desordem. Também é capaz de aplicar diferentes técnicas de tratamento, que escolherá de acordo com o problema.
Ser litoterapeuta é acompanhar, ouvir, permitir às pessoas lutar contra inúmeras enfermidades:
Quer busque apenas conhecimentos pessoais, ou esteja num processo de reconversão profissional, ou até já estabelecido como profissional numa disciplina de medicina alternativa, esta formação é uma excelente oportunidade para adquirir novas competências simultaneamente raras e cada vez mais procuradas.
A formação proposta é acessível a todos, não estando condicionada à existência de qualquer diploma ou experiência profissional, e é dirigida a todos aqueles que desejam ajudar e acompanhar pessoas em sofrimento na procura de bem-estar e realização, de uma forma natural e respeitosa.
Ficará a conhecer as virtudes das pedras e minerais, estudando primeiro a sua formação física e química, e depois os seus efeitos terapêuticos.
Os diferentes conteúdos permitir-lhe-ão propor terapias através das pedras em diferentes situações e para diferentes públicos. Considerará a saúde de diferentes ângulos e com diferentes abordagens: física, mental, emocional ou espiritual.
Esta formação será também uma oportunidade para aprender outras disciplinas relacionadas com a litoterapia, como a aromaterapia, e também a astrologia. Descobrirá que os planetas têm uma influência sobre as pedras.
Durante os 10 módulos que compõem este curso, embarcará numa fabulosa viagem em torno de pedras e minerais, e descobrirá a sua utilização ao longo da história. Aprenderá a conhecer e a utilizar nada menos que 50 pedras.
No final do curso, terá todas as ferramentas para se tornar um profissional, se assim o desejar. Terá adquirido todas as competências, conhecimentos e know-how relacionados com o acompanhamento de uma pessoa, cliente ou parente.
Saberá como conduzir uma entrevista preliminar, identificar os desequilíbrios energéticos que afetam o ser humano e estabelecer um processo de tratamento adaptado, quer se trate de uma intervenção a curto ou longo prazo.
Poderá também aconselhar na escolha de uma determinada pedra, a usar junto a si ou a colocar no ambiente para permitir o equilíbrio das energias, garantindo, assim, conforto e bem-estar.
A litoterapia é ainda uma disciplina relativamente rara na nossa sociedade. No entanto, é uma abordagem que é cada vez mais procurada por clientes que desejam ser orientados por verdadeiros profissionais, formados e entusiastas.
Como conselheiro profissional de litoterapia, pode exercer a sua profissão em casa ou num consultório, como profissional liberal ou microempresa. A sua clientela será não só constituída por indivíduos, mas também por empresas.
Em média, uma consulta de litoterapia custa 50 euros, um montante que varia consoante a consulta tenha lugar em sua casa ou numa clínica. Mas, claro, se decidir especializar-se numa determinada desordem, ou num determinado público, pode ajustar os seus honorários em conformidade.
Deve também ter em conta a duração das suas sessões, e possuir outros conhecimentos (aromaterapia, fitoterapia, fisioterapia, naturopatia, astrologia…). Poderá então propor uma sessão “completa” para chegar ao tratamento terapêutico adaptado e ideal.
Finalmente, além da sessão de tratamento com litoterapia, também pode oferecer aos seus clientes uma gama de pedras ou serviços adicionais, tais como a revitalização energética das pedras, por exemplo, que podem constituir uma fonte de rendimento adicional.
A formação é organizada de forma divertida e educativa, cada módulo alterna entre conhecimentos teóricos, estudos de casos, exercícios práticos, mas também testes de conhecimento para o ajudar no seu progresso.
Porque sabemos que todos nós temos limitações familiares, profissionais ou simplesmente práticas, queríamos oferecer-lhe um curso onde pudesse aprender e progredir ao seu próprio ritmo:
Clique sobre o título dos módulos para descobrir o conteúdo da formação
Neste primeiro módulo:
No segundo módulo:
No terceiro módulo:
No quarto módulo:
Neste quinto módulo:
Neste sexto módulo:
No sétimo módulo:
No oitavo módulo:
No nono módulo:
Neste décimo módulo:
Obrigada por este curso de arteterapia. Quase quero dizer que é melhor do que os meus estudos em psicologia! E muito mais prático e focado no positivo, com sugestões de soluções… A artterapia não se limita a colocar as pessoas em caixas!
Acabei de passar a certificação em Terapia da Arte ao obter 84%.
Gostaria apenas de dizer que considero os módulos muito bem feitos e muito coloridos, o que me deu vontade de sair todo.
Tenho visto algumas pessoas a perguntarem-se sobre a duração da formação. Penso que pode ser muito rápido para alguns se, como eu, já tiverem tido aulas ou trabalhado neste campo. Para aqueles que estão a fazer a reciclagem, vai demorar um pouco mais, mas não se preocupem, é tão excitante que vão chegar lá.
Registei-me ontem. O meu marido, que está no ramo da arteterapia, ficou surpreendido com a qualidade dos documentos fornecidos. E eu também. Não é uma formação de terapeuta de arte, mas de um praticante em terapia artística. Em todo o caso, este é um site sério e receptivo. Recebi tudo imediatamente. Tudo é claro.
Um curso claro e bem feito, várias formas de melhorar a aprendizagem, excelente serviço ao cliente, módulos muito acessíveis com, se necessário, pagamento em várias parcelas, uma forma de experimentar a educação contínua em terapia artística, que muito honro e pelo qual estou muito grato. Depois de explorar o programa por escrito ilustrado, posso desfrutar de revisões áudio, com testes no final de cada módulo para me preparar para o meu exame final. Tudo é feito para garantir o sucesso e encorajar a tomada de medidas
Os nossos cursos são acreditados pelo IPHM (Praticantes Internacionais de Medicina Holística), pela CMA (Associação de Medicina Complementar), e pelo CPD (Centro CDP de Excelência), o que significa que pode praticar em qualquer parte do mundo. O objetivo é dar as ferramentas teóricas e práticas para aconselhar indivíduos, ou para alargar os seus conhecimentos se já for um praticante.