Já deve ter ouvido falar das virtudes calmantes da pintura ou da escrita para algumas pessoas. A terapia da arte é uma abordagem terapêutica que coloca a expressão da arte ao serviço da saúde e do bem-estar.
Trata-se de uma abordagem que não se baseia principalmente na comunicação oral, uma vez que incentiva a produção artística. Não existe qualquer valor ou julgamento estético nesta prática, simplesmente o incentivo para superar barreiras sociais, médicas, psicológicas, para destacar a experiência, seja ela qual for, e fazer mudanças positivas.
É uma disciplina vasta, uma vez que a arte se expressa de muitas maneiras: desenho, pintura, escultura, música, teatro, expressão corporal, expressão escrita … Todas estas aplicações de arte são quase infinitas e podem, por vezes, ser combinadas.
Já se sabe que a criação artística ajuda a acalmar, a reduzir o stresse entre as crianças hospitalizadas, mas ajuda também as pessoas em cuidados paliativos. Existem inúmeras aplicações para pessoas autistas, pessoas com problemas sociais, pessoas com distúrbios psiquiátricos, pessoas com distúrbios de atenção.
Os benefícios da terapia da arte podem ser resumidos em 4 pontos:
Talvez não se sinta propriamente confortável com a arte, nem tenha qualquer conhecimento sobre o tema. A nossa certificação em arte-terapia vai permitir-lhe adquirir os conhecimentos fundamentais para praticar esta disciplina: a expressão, as representações, as cores, o seu simbolismo, a perceção da arte e a sua subjetividade. Para isso, irá fazer exercícios simples, como mandalas e zentangles.
A arte-terapia não exige que faça você próprio as produções artísticas, ou que se torne um crítico de arte. Não. Trata-se de se familiarizar com os seus princípios, ajudar os seus pacientes a expressarem-se, a revelarem as suas competências, atualizarem as suas falhas, a corrigi-las e, assim, alcançarem um melhor conhecimento deles próprios.
Talvez pense que não tem nenhuma capacidade para acompanhamento terapêutico, ou o nível necessário para fazer esta formação. Mais uma vez, fique descansado, pois ao longo dos módulos vai descobrir as noções essenciais da psicologia, entender o funcionamento do cérebro face dos estímulos artísticos e aprofundar a gestão das patologias mais comuns.
Além disso, aprenderá como preparar uma sessão de arte-terapia, como conduzir uma entrevista preliminar, como estabelecer atividades artísticas de acordo com as expetativas de um paciente, como fazer um interrogatório, a acompanhar e a fazer um seguimento eficaz e personalizado. Esta aprendizagem é para todos, não é necessário ter veia artística, ou exercer uma profissão relacionada com psicologia ou formação.
Finalmente, considerando que a terapia da arte é uma disciplina particularmente adaptada a crianças e idosos, irá aprender como abordar esses diferentes públicos, dependendo dos seus problemas.
Os primeiros módulos desta formação abordarão as origens da psicologia, da neurociência, o funcionamento do cérebro humano e as causas das patologias. Isto vai permitir-lhe ter estas noções em mente, antes de atacar o cerne da questão: a terapia da arte, o seu desenvolvimento, a sua história e as grandes teorias que a compõem.
Os módulos seguintes serão dedicados ao conceito de cor e a práticas artísticas meditativas: por exemplo, coloração de páginas, que ganharam muita popularidade ultimamente. De seguira, vai mergulhar realmente na prática. Pintaremos um quadro das várias patologias que pode encontrar: cancro, depressão, Parkinson, Alzheimer, stresse, vícios … e mostrar as respostas apropriadas.
Estudaremos também o público específico que poderá acompanhar e que requer medidas especiais. Finalmente, o último módulo vai focar-se nas diferentes práticas artísticas que pode usar, oferecendo-lhe um banco de atividades para atender aos objetivos de seus pacientes. Terá assim todas as chaves para iniciar e construir sessões de terapia de arte e workshops adaptadas a todos.
O tempo é, por vezes, um recurso muito escasso, especialmente se já tiver uma atividade profissional, ou mesmo obrigações familiares ou sociais importantes. É por isso que esta sessão de formação é flexível a vários níveis.
Por um lado, não há limite de tempo para completar a formação e passar no exame final. Você evolui ao seu próprio ritmo, de acordo com a sua disponibilidade. Por outro lado, além do acesso on-line permanente, tem a possibilidade de fazer download dos cursos em formato PDF, áudio ou vídeo, para poder trabalhar sempre que quiser e no formato que melhor lhe convier.
Aprender arte-terapia, como provavelmente já percebeu, é uma oportunidade aberta a um público amplo, e sem necessidade de um diploma ou experiência prévia:
Assim que passar no exame final – que pode repetir gratuitamente se falhar – pode imprimir o seu certificado imediatamente. Tem a possibilidade de se lançar de imediato no seu projeto profissional ou de acompanhamento.
Tal como o tempo disponível, a capacidade financeira é frequentemente um obstáculo para uma iniciativa de formação. Ao contrário de outras organismos de formação, temos uma filosofia de abertura e partilha de conhecimentos com o maior número possível de pessoas.
É neste espírito que oferecemos a formação de arte-terapia durante um período limitado pelo preço de 97€ em vez de 495€. Assim que se registar, beneficia também da garantia de reembolso de 30 dias, que lhe permite obter o reembolso da sua inscrição sem qualquer justificação.
Clique sobre o título dos módulos para descobrir o conteúdo da formação
Antes de mergulhar no coração da disciplina da terapia da arte, é necessário voltar aos princípios básicos da psicologia. Isto permitir-lhe-á compreender melhor os problemas que os seus pacientes enfrentam, como lidar com eles e os recursos internos que têm.
Neste primeiro módulo aprenderá sobre
Este segundo módulo é ainda bastante teórico. Primeiro, trata-se de compreender como funciona o nosso cérebro e como pode ser afectado por diferentes perturbações. Em seguida, concentrar-nos-emos numa definição ampla do que é a terapia artística: uma terapia através da arte que visa mobilizar os recursos internos do paciente.
Este módulo irá abordar:
Este módulo irá introduzir o corpo humano como um “organismo vivo”, e decompor ponto por ponto o seu funcionamento.
Nesta secção, ficará a saber mais sobre :
Este módulo centra-se numa noção essencial com a qual irá trabalhar ao longo do seu curso: a cor. O que ele expressa é subjectivo, que é o que nos interessa. Analisaremos os diferentes atributos da cor, incluindo as suas capacidades expressivas, e como ela lhe permite trabalhar com emoções e sentimentos.
Neste quarto módulo, irá descobrir :
Este módulo irá ajudá-lo a conhecer melhor os seus pacientes, particularmente trabalhando sobre as patologias de que possam sofrer. Analisaremos as principais perturbações que poderá encontrar e como a terapia artística pode ajudar.
Este módulo cobrirá os seguintes tópicos:
Mesmo que alguns pacientes tenham os mesmos objectivos devido à sua patologia, cada um deles é único. Alguns públicos, como as crianças e os idosos, requerem uma atenção especial. Trabalharemos sobre as diferentes modalidades, e como abordar cada um destes públicos.
Neste módulo, irá descobrir :
Agora que tem os conceitos necessários em mente, passamos ao lado prático. Este módulo centra-se nas quatro fases de uma sessão de arteterapia: o início, a actividade artística, o intercâmbio que se segue e o fim, dando-lhe as chaves para construir uma sessão de sucesso.
Este módulo irá abranger:
Este último módulo é, acima de tudo, um banco de actividades! Apresenta um a um os diferentes meios que pode utilizar, explicando os seus benefícios, e propondo cada vez exercícios artoterapêuticos adaptados que pode rapidamente pôr em prática.
Neste módulo, irá descobrir :
Obrigada por este curso de arteterapia. Quase quero dizer que é melhor do que os meus estudos em psicologia! E muito mais prático e focado no positivo, com sugestões de soluções… A arteterapia não se limita a colocar as pessoas em caixas!
Acabei de passar a certificação em Terapia da Arte ao obter 84%.
Gostaria apenas de dizer que considero os módulos muito bem feitos e muito coloridos, o que me deu vontade de sair todo.
Tenho visto algumas pessoas a perguntarem-se sobre a duração da formação. Penso que pode ser muito rápido para alguns se, como eu, já tiverem tido aulas ou trabalhado neste campo. Para aqueles que estão a fazer a reciclagem, vai demorar um pouco mais, mas não se preocupem, é tão excitante que vão chegar lá.
Registei-me ontem. O meu marido, que está no ramo da arteterapia, ficou surpreendido com a qualidade dos documentos fornecidos. E eu também. Não é uma formação de terapeuta de arte, mas de um praticante em terapia artística. Em todo o caso, este é um site sério e receptivo. Recebi tudo imediatamente. Tudo é claro.
Um curso claro e bem feito, várias formas de melhorar a aprendizagem, excelente serviço ao cliente, módulos muito acessíveis com pagamento em várias parcelas, se necessário, uma forma de experimentar a educação contínua em terapia artística, que muito honro e pelo qual estou muito grata. Depois de explorar o programa ilustrado por escrito posso desfrutar de revisões áudio, com testes no final de cada módulo para me preparar para o meu exame final. Tudo é feito para garantir o sucesso e encorajar a tomada de decisão.
Os nossos cursos são acreditados pelo IPHM (Praticantes Internacionais de Medicina Holística), pela CMA (Associação de Medicina Complementar), e pelo CPD (Centro CDP de Excelência), o que significa que pode praticar em qualquer parte do mundo. O objetivo é dar as ferramentas teóricas e práticas para aconselhar indivíduos, ou para alargar os seus conhecimentos se já for um praticante.